sexta-feira, janeiro 17, 2020

Romaria Ecológica de São Sebastião, patrimônio cultural de São Desidério


Fé, tradição, história, encontros e reencontros, farofas, muita animação e rodas de samba formadas ao som de instrumentos rústicos são somente alguns ingredientes que motivam muitos romeiros a participarem todos os anos, no dia 20 de janeiro, da caminhada de aproximadamente 09 km de estrada de chão, da sede de São Desidério ao povoado de Morrão, durante a Romaria Ecológica de São Sebastião. 

Este ano, a romaria chega a sua 21ª edição. A manifestação cultural teve origem em 1999, por iniciativa popular com o intuito de resgatar o percurso que era o único acesso ao povoado na década de 1960  e que foi esquecido no decorrer dos anos com o surgimento de outra via de acesso.   

O trajeto da romaria tem por ponto de partida a Igreja Matriz, na sede, e depois os romeiros seguem em direção a uma estrada de chão até o povoado. Após a chegada em Morrão, tem início uma procissão até a igreja local onde é celebrada uma missa em honra ao santo do dia e também padroeiro da comunidade, e em seguida é servido um almoço comunitário. 

Confira algumas fotos do percurso da romaria. 












Por Analítica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dica de Leitura: Amar, verbo intransitivo (Mário de Andrade)

  “As conveniências muitas vezes prolongam a infelicidade”. Em ‘Amar, verbo intransitivo’, embarcamos com Mário de Andrade, em uma obra cara...