terça-feira, fevereiro 18, 2020

'Terno da Cidade' - O resgate de uma tradição de São Desidério



Uma tradição antiga de São Desidério foi resgatada na noite de segunda-feira 17 de fevereiro, na abertura das comemorações do aniversário de 58 anos do município. O Terno da Cidade, realizou um cortejo pelas ruas da cidade sendo acompanhado pelo público e culminou com apresentações de cantigas realizadas na Lavanderia Cultural. A iniciativa do resgate Cultural foi do Conselho Municipal de Cultura por meio do Projeto 'Encontro de Gerações' e contou com participação de membros do Grupo da Melhor Idade Pe. Jacy, jovens e músicos da cidade convidados.





História - O terno é uma manifestação açoriana realizada por meio da cantoria acompanhada por instrumentos musicais.  Em São Desidério a iniciativa de realizar os ternos se deu na década de 1950 pelo maestro Heliodoro Alves Ribeiro, figura ilustre e um dos incentivadores da cultura local, que realizou várias modalidades de terno, a exemplo do Terno dos Estados, da Bandeira e das Pastorinhas, este último acontecia no período do Natal até janeiro. Em 2002 e 2009 por meio do Grupo da Melhor Idade e de participantes convidados o Terno das Pastorinhas foi resgatado na comunidade.

Terno dos Estados

Analítica




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dica de Leitura: Amar, verbo intransitivo (Mário de Andrade)

  “As conveniências muitas vezes prolongam a infelicidade”. Em ‘Amar, verbo intransitivo’, embarcamos com Mário de Andrade, em uma obra cara...