segunda-feira, maio 20, 2019

Contos de Mochila (Anton Roos)



Concluída a leitura do mês de maio. Escolhi 'Contos de Mochila', uma obra que reúne textos de vários autores que participaram de um 'Curso de Formação de Escritores da Metamorfose', entre eles o meu colega Anton Roos. Entre as principais temáticas abordadas destacam-se relações familiares, conflitos vividos na escola, na adolescência, frustrações e sonhos.

Com 130 páginas e 27 contos, a linguagem é simples o que torna a leitura agradável. Em muitos momentos me identifiquei na narrativa e rememorei algumas descrições características da época de adolescência. Seguem abaixo alguns trechos que destaquei do livro.

"Hoje, meu pai quase não fala mais comigo, acho que tem medo. Desde a doença da mamãe que tenta ser mais durão do que realmente é. Dia desses ouvi ele chorando no banheiro. Jantamos uma lasanha quatro queijos esquentada no micro-ondas. Tinha gosto de plástico. Não tive coragem de olhar nos olhos dele, dei três garfadas e fui para o quarto", página 13. 

"Faz parte da natureza humana a tentativa de vencer obstáculos e desafios para afirmar-se", página 27.


"Os garotos desceram do ônibus e seguiram seus professores na visita guiada ao museu. O passeio foi bem mais agradável do que Dão previa, muito por culpa da companhia de seu mais novo amigo. Nascia ali uma grande amizade, uma parceria para inúmeras aventuras. E a maior delas estava bem próxima de acontecer", página 67.


"Deixa a menina ir, ela precisa conhecer o mundo, aprender a se virar sozinha. Sair da barra da mãe. Vai ser bom pra ela. Aliás, para todos nós", página 68.


Por Analítica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dica de Leitura: Amar, verbo intransitivo (Mário de Andrade)

  “As conveniências muitas vezes prolongam a infelicidade”. Em ‘Amar, verbo intransitivo’, embarcamos com Mário de Andrade, em uma obra cara...