segunda-feira, junho 11, 2018

Fama e Anonimato (Gay talese)


A dica de leitura do Analítica deste mês é o livro 'Fama e Anonimato'. De autoria do escritor norte americano Gay Talese, a obra configura-se em um clássico do jornalismo literário, e contempla uma narrativa contagiante em que o autor não economiza detalhes, abordando fatos que envolvem desde figuras anônimas da cidade de Nova York até personalidades famosas, a exemplo do perfil que constrói sobre o cantor Frank Sinatra.

Um dos capítulos mais emocionantes trata-se das reportagens que encorpam o capítulo sobre a construção da ponte Verrazzano-Narrows, na qual o autor acompanhou durante anos enquanto escrevia com riqueza de detalhes sobre a vida dos trabalhadores e de seu cotidiano, desde os acidentes que envolviam o ofício e das relações entre os personagens no decorrer do enredo.

O que mais destaca na obra, talvez seja o jeito único de Gay Talese e de sua apuração afiada que o fez percorrer diversas ruas e bairros da cidade, para se encontrar e conversar com várias pessoas que poderiam se tornar suas fontes, e o resultado final, um trabalho emocionante que assinala um marco para a literatura jornalística e bastante apreciado, principalmente para os amantes do jornalismo literário.

Por: Analítica
Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dica de Leitura: Amar, verbo intransitivo (Mário de Andrade)

  “As conveniências muitas vezes prolongam a infelicidade”. Em ‘Amar, verbo intransitivo’, embarcamos com Mário de Andrade, em uma obra cara...