quinta-feira, abril 12, 2018

Extraordinário (R.J. Palacio)



De autoria da escritora norte-americana R.J. Palacio, Extraordinário é seu primeiro livro. A obra de ficção é dividida em oito partes. O Enredo narra a história de August Auggie Pullman, um garoto de dez anos que nasceu com uma síndrome genética, que tem como sequela uma deformidade facial que o fez passar por 27 cirurgias, além de muitas complicações médicas, motivos que nunca o deixaram frequentar uma escola de verdade.

“Médicos vieram de cidades distantes só para me ver, parados ao lado da minha cama sem acreditar. Dizem que só posso ser uma das maravilhas da Criação, e até onde veem não conseguem explicar.” Pág. 07.


O principal desafio de Auggie, é encarar o primeiro dia de aula no 5º Ano em uma escola normal de Nova York, o Colégio Beecher Prep, e superar o bullying que sofre de outros estudantes. A mãe Isabel, o pai Nate, a irmã Via e o amigo Jacky Will são alguns dos personagens que o ajudam no desenrolar da história.

Ao longo do enredo a autora utiliza elementos para enriquecer e ilustrar a narrativa, a exemplo das comparações que estabelece entre o personagem principal com os personagens e episódios de Star Wars, história a qual August é fascinado.


Em alguns capítulos, o livro que é narrado na perspectiva de Auggie, apresenta-se narrado também da perspectiva de alguns de seus familiares e amigos. O amadurecimento do personagem principal ao longo da história se torna evidente, assim como a superação de seus medos, e que embora com aparência incomum, consegue despertar um impacto positivo e convencer todos ao seu redor, do garoto cativante e Extraordinário que é, despertando uma ideia de que as pessoas podem ser mais gentis.

“...se forem apenas um pouco mais gentis que o necessário, alguém, em algum lugar, algum dia, poderá reconhecer em vocês, em cada um de vocês, a face de Deus”. Pág. 303

“Grande é aquele cuja força conquista mais corações pela atração do próprio coração”, pág. 306


Por: Analítica
Fotos: Divulgação

Um comentário:

  1. Ótima observação sobre o livro Ana... tão boa que incentiva a gente a ler! Parabéns!

    ResponderExcluir

Dica de Leitura: Amar, verbo intransitivo (Mário de Andrade)

  “As conveniências muitas vezes prolongam a infelicidade”. Em ‘Amar, verbo intransitivo’, embarcamos com Mário de Andrade, em uma obra cara...