segunda-feira, janeiro 22, 2018

Tradição da Romaria Ecológica de São Sebastião em São Desidério











A Romaria Ecológica de São Sebastião, realizada em 20 de janeiro, data dedicada a homenagear o santo, é uma tradição realizada há 19 anos no município de São Desidério.

Todos os anos a manifestação conta com a participação de dezenas de romeiros que se deslocam da sede até o povoado de Morrão, num trajeto de cerca de 09 quilômetros, via chapada. Contam os moradores mais antigos que na década de 1960 esse percurso era a única via de acesso entre a sede de São Desidério e o povoado de Morrão, que anos depois foi esquecido por conta da viabilização de outra estrada.

O ponto de partida é em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida, às 06 horas, onde é feita uma oração para pedir benção e proteção durante o trajeto. Após alguns quilômetros de caminhada, os romeiros fazem parada num lugar conhecido por Malhada do Jatobá. É o momento de degustar as farofas e  batidas enquanto uma roda de samba é improvisada em meio à chapada, momento de muita alegria e descontração que renova as energias dos romeiros para seguir percurso.

Enquanto caminham, os participantes contemplam o verde da paisagem, enfrentam subidas, o calor, passam por caminhos estreitos, descem por trechos pedregosos, mas não desanimam. 

Os foguetes anunciam que o fim do trajeto já está próximo. A chegada dos romeiros a localidade de Morrão por volta das 09h40min é anunciada com fogos e muita alegria e uma procissão conduz o andor com a imagem do santo até a Igreja local, onde é feito o encerramento com a celebração de uma missa festiva.


Texto e fotos: Ana Lúcia Souza 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dica de Leitura: Amar, verbo intransitivo (Mário de Andrade)

  “As conveniências muitas vezes prolongam a infelicidade”. Em ‘Amar, verbo intransitivo’, embarcamos com Mário de Andrade, em uma obra cara...