sexta-feira, janeiro 06, 2012

Parabéns para o centenário Corsino Almeida


Hoje dia 06, dia de Santo Reis, marca também o centenário de Corsino Almeida, um dos moradores pioneiros da região de Coqueiro, localidade onde nasceu no município de São Desidério. Eu o conheci em novembro de 2010, quando estava escrevendo uma matéria sobre professores leigos e diplomados do município. Isso porque dois de seus filhos, professor Almiro – já falecido e Ana Rosa foram os precursores na implantação do Curso de Ginásio Cenecista correspondente de 5ª a 8ª séries, em São Desidério, curso relacionado à Campanha Nacional de Escolas da Comunidade CNEC, uma alternativa entre escola pública e particular. O professor Almiro foi um grande incentivador da prática de vôlei no município e hoje o ginásio de esportes municipal leva o seu nome.

É costume dos familiares de seu Corsino se reunirem para uma missa realizada anualmente na fazenda Coqueiro. Eu precisava obter alguns dados para a matéria com Ana Rosa e também conhecê-la, pois já tinha ouvido falar muito dela que também foi professora de minha mãe. Essa era a oportunidade certa. Na Fazenda Coqueiro consegui as informações e me encantei com seu Corsino. Mas o tempo foi curto. Em 2011 retornei a fazenda na mesma ocasião e pude conhecer melhor o local que é lindo e a casa que ainda conserva móveis antigos em tão bom estado. Fiquei impressionada com o semblante sereno e o jeito inquieto do patriarca da família. Foi quando pude lhe fotografar espontaneamente em uma das poucas vezes que se sentou em uma sombra, e naquele momento fiquei a imaginar as perguntas que poderia lhe fazer para saciar a minha curiosidade, se a memória ainda lhe permitisse a completa lucidez.

Por Ana Lúcia Souza


Um comentário:

  1. Fiquei curiosa pra saber mais sobre Corsino, escreve mais pra nós, querida! Beijos.

    ResponderExcluir

Dica de Leitura: Amar, verbo intransitivo (Mário de Andrade)

  “As conveniências muitas vezes prolongam a infelicidade”. Em ‘Amar, verbo intransitivo’, embarcamos com Mário de Andrade, em uma obra cara...