quarta-feira, dezembro 14, 2022

Apocalipse bebê ( Virginie Despentes)



"Eu sou a peste, o cólera, a gripe aviária e a bomba". De autoria de um dos nomes contemporâneos e mais importante da literatura francesa, Virginie Despentes, a obra de ficção.

'Apocalipse bebê', publicada em 2010, traz a trama do desaparecimento da adolescente Valentine. 

"[...] depois de cinco minutos do lado de fora, eu me sentia realmente bem. Quanto mais íamos em frente, mais luz Bahia, e cada vez mais eu tinha a impressão de deixar o pior para trás".

De Paris a Barcelona, a história envolve personagens divergentes, como as  detetives Lucie Toledo e sua amiga Hiena que tentam desvendar o paradeiro da garota, ao tempo em que encontram outras pessoas que tiveram contato com Valentine.

A escrita da autora e a fiel descrição dos personagens e locais são bem característicos do estilo da autora, que nesse livro explora temáticas como descoberta sexual e busca por liberdade, e o desfecho fica por conta da versão que o leitor quer acreditar.

"A verdade, eu nunca saberei. Resta a história que conto a mim mesma, do modo que me convém, com a qual me sinto satisfeita".

Com curadoria da escritora Scholastique Mukasonga, o livro é indicação da Tag Curadoria do mês de outubro. As taggers do Clube de Leitura Tag Curadoria Barreiras se encontraram no domingo (11), para discutir sobre a obra e confraternizar.



Livro: Apocalipse bebê

Autora: Virginie Despentes


Por Analítica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dica de Leitura: Amar, verbo intransitivo (Mário de Andrade)

  “As conveniências muitas vezes prolongam a infelicidade”. Em ‘Amar, verbo intransitivo’, embarcamos com Mário de Andrade, em uma obra cara...