quinta-feira, setembro 05, 2019

103 anos de tradição da 'Pegada do Mastro' em São Desidério


Manifestação tradicional e representativa do calendário cultural de São Desidério, há 103 anos a 'Pegada do Mastro' marca a trajetória histórica do município e assinala o início das comemorações dos festejos religiosos  de setembro da cidade aos quais está atrelada: a Festa da Padroeira Nossa Senhora Aparecida, celebrada em 19, e do Divino Espírito Santo, dia 20. 


Ainda no primeiro sábado de agosto, o 'Capitão do Mastro' e outros representantes da comissão organizadora dos festejos religiosos são encarregados de retirar duas árvores ou mastros de aproximadamente 15 metros cada, que são reservados num lugar conhecido por Cabeceira da Mamona, localizado a mais de 05 quilômetros da sede do município. 

No primeiro sábado de setembro, os organizadores, acompanhados de grande número de participantes se deslocam a pé pela mata até a Cabeceira da Mamona para buscar os mastros. 


Em 2017 pela primeira vez tive a oportunidade de participar da edição comemorativa aos 101 anos que contou com um número expressivo de mulheres participantes. Em meio a mata, o ambiente é simples e bastante acolhedor. Durante todo o dia, às sombras das árvores, sentados ao chão, muitos aproveitavam para descansar, rever alguns amigos, contar causos de outras edições do evento enquanto tomam pinga há bastante tempo curtida e também confraternizam lanches.  Os momentos mais aguardados são aqueles em que se formam rodas de samba ao som de instrumentos musicais rústicos, ao qual homens e mulheres se põem a dançar. 


Ao fim da tarde, após orações de agradecimento são servidas farofas. É hora de retornar à cidade! Todos se revezam para conduzir os mastros que são carregados sob os ombros dos participantes. No percurso de volta, algumas paradas obrigatórias são feitas para descanso e mais rodas de samba são improvisadas no meio da mata. 

Na chegada à cidade, fogos e o barulho emitido pelos instrumentos musicais sinalizam à população para se reunir nas imediações da Barragem, ponto alto da recepção. Um pequeno trajeto por algumas ruas do centro da cidade com direito a paradas e mais rodas de samba. O cortejo termina em frente à Igreja Matriz, onde os mastros serão posteriormente ornamentados com as bandeiras da Padroeira e do Divino e hasteados, tornando símbolos dos festejos na cidade.  


Com o passar dos anos essa tradicional festa ganhou apoio da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Cultura e maior número de adeptos. Este ano a Pegada do Mastro ocorrerá no sábado, 07 de setembro, com saída a partir das 08 horas do bar Montalvão, do outro lado da Barragem de São Desidério, onde serão entregues as camisas aos participantes. 

Por Analítica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dica de Leitura: Amar, verbo intransitivo (Mário de Andrade)

  “As conveniências muitas vezes prolongam a infelicidade”. Em ‘Amar, verbo intransitivo’, embarcamos com Mário de Andrade, em uma obra cara...