terça-feira, novembro 11, 2025

Um casa na areia (Pablo Neruda)

 


"Pela primeira vez senti, feito uma aguilhoada, esse cheiro de inverno marinho, misto de boldo e areia salgada, algas e cardos", pág 41.

A obra Uma casa na areia de Pablo Neruda, um dos maiores escritores da América Latina, retrata registros do autor em sua casa em Isla Negra, no Chile.

"Por que não recusamos na hora de nascer tudo que nós concediam e tudo que não abarcávamos? É que tínhamos que estar de acordo antes de ser. Depois de ser e de saber,  aprende-se a cercar e a fechar. Nossa mesquinha contribuição para o mundo é um mundo mais estreito", pág. 101.

Uma autobiografia construída por detalhes de um ambiente melancólico e belo, que foram realçadas nas ilustrações em preto e branco.

Poesia, prosa, casa, areia, cheiro de brisa, mar e memórias.

"Canta e golpeia o mar, não está de acordo. Não o amarrem. Não o encerrem. Ainda está nascendo. A água estoura na pedra é seus infinitos olhos se abrem pela primeira vez. Mas se fecham de novo, não para morrer, é sim para continuar nascendo", pág. 107.

Por Analítica 

terça-feira, novembro 04, 2025

Do amor e outros demônios (Gabriel Garcia Marquez)


"Não há remedio que cure o que a felicidade não cura". 'Do amor e outros demônios' é uma ficção do renomado escritor colombiano Gabriel Garcia Marquez - vencedor do prêmio Nobel de Literatura de 1982. 

Este é o segundo contato com a escrita do autor. Indicação da curadora Socorro Acioli pela Tag Curadoria do mês de agosto, na obra viajamos em companhia da rebelde Sierva Maria e nos enveredamos em uma história conflituosa de amor impossível entre a menina e Cayetano Delaura.

Preconceitos, amores, religiosidade, imposições da sociedade e padrões a seguir. 

Uma narrativa que desperta algumas possibilidades: a rebeldia da menina é reflexo da influência dos negros, à mordida de cachorro com raiva, do amor ou de outros demônios?

"Nenhum louco, é louco para quem aceita as razões dele". 

A ilustração da capa, assim como a luva e o marcador do livro são condizentes com o enredo. O kit presenteia ainda com um chaveiro e uma mensagem de incentivo: "Ler abre portas".

Por Analítica 

Um casa na areia (Pablo Neruda)

  "Pela primeira vez senti, feito uma aguilhoada, esse cheiro de inverno marinho, misto de boldo e areia salgada, algas e cardos",...