quarta-feira, dezembro 29, 2021
Retrospectiva literária 2021
segunda-feira, dezembro 27, 2021
Nada para ver aqui (Kevin Wilson)
Subida ao Morro do Pai Inácio e Ribeirão do Meio (Chapada Diamantina - BA)
RIBEIRÃO DO MEIO
Bem perto do centro de Lençóis, a aproximadamente 04 km está localizado o Ribeirão do meio. Uma alternativa tranquila de passeio para quem quer relaxar. O percurso é de aproximadamente 40 minutos de caminhada, onde o visitante chega a um local que reúne várias piscinas naturais e tomar banhos relaxantes e até mesmo uma cachoeira onde é possível escorregar.
quarta-feira, dezembro 22, 2021
Um novo ciclo
"(...) fiz a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores" Cora Coralina. Iniciar um novo ciclo, e vai ser muito bom! Deus no comando sempre!!
Por Analítica
quinta-feira, dezembro 16, 2021
Saudades!
segunda-feira, novembro 29, 2021
Quarto de despejo - Diário de uma favelada (Carolina Maria de Jesus)
Por Analítica
Clara da luz do mar (Edwidge Danticat)
Por Analítica
segunda-feira, outubro 18, 2021
Aprender a falar com as plantas (Marta Orriols)
"As plantas novas que não nos conhecem nos observam do chão e se adaptam à alegria que flutuam no ambiente. Pensam que essa é a pauta e está bem que assim o façam", p. 237.
De autoria da escritora catalã Martha Orriols, 'Aprender a falar com as plantas', obra publicada em 2018, apresenta como destaque uma literatura voltada à perda e luto. "A morte é uma grande desenhista de momentos estranhos repletos de conversas em contratempo".
A leitura foi sugerida pela Tag Livros Experiências Literárias, modalidade Curadoria, do mês de outubro e indicada pela curadora Socorro Acioli. "Me pergunto como posso guardar sua lembrança intacta de uma maneira justa", p. 25.
A história tem por cenário Barcelona e destaca as vivências de Paula, uma médica neonatologista bem sucedida de 42 anos, narradora-personagem da obra. Paula vê seu mundo desabar após a morte do esposo Mauro em um acidente de trânsito, poucas horas após uma discussão entre eles, que marca o fim do casamento e de Mauro revelar que tinha uma amante mais jovem. "A alegria e o prazer parecem voltar mutilados, como soldados desta guerra minha".
As narrativas são carregadas de sentimento, ao tempo em que ela tenta se acostumar com a perda de Mauro e de que foi traída, informação que ninguém mais sabe. Paula vai revelando no decorrer de suas falas, seu sofrimento, as pistas da traição deixadas no celular dele e o contato que desenvolve com as plantas, último resquício das lembranças que seu marido deixou no apartamento, das quais agora precisa aprender a cuidar. Vale a pena conferir essa leitura!
"...mas me apresso a lembrar que esta varanda será um vestígio de sua vida, Mauro, e não um estatutário de sua morte. E então o faço, tomo ar como se minha vida dependesse disso e desejo para mim, desejo bem forte", p. 237.
Por Analítica
quarta-feira, outubro 13, 2021
Olhos D'água (Conceição Evaristo)
terça-feira, setembro 21, 2021
A trégua ( Mário Benedetti)
sexta-feira, setembro 17, 2021
Laços de Família (Clarice Lispector)
Já havia tido contato com a obra da autora em ‘A hora da estrela’, 'Felicidade Clandestina' e 'Perto do coração selvagem', e agora ‘Laços de família’, obra publicada em 1960 em que Clarice Lispector reúne várias temáticas em 13 contos: Devaneio e embriaguez duma rapariga, Amor, Uma galinha, A imitação da rosa, Feliz aniversário, A menor mulher do mundo, O jantar, Preciosidade, Os laços de família, Começos de uma fortuna, Mistérios em São Cristóvão, O crime do professor de matemática e O búfalo.
Dos contos que mais gostei, 'A galinha' e o que dá nome ao livro, 'Laços de família'. “Era uma galinha de domingo. Ainda viva porque não passava de nove da manhã. Parecia calma. Desde sábado encolhera-se num canto da cozinha. Não olhava para ninguém, ninguém olhava para ela. Mesmo quando a escolheram, apalpando sua intimidade com indiferença, não souberam dizer se era gorda ou magra. Nunca se adivinharia nela um anseio”, p. 28.
Algo que é bem característico da escrita de Clarice, é o fato da autora sempre reservar algo surpreendente na narrativa. “Quase inocentada, meneando uma cabeça incrédula, a boca entreaberta. Inocente, curiosa, entrando cada vez mais fundo dentro daqueles olhos que sem pressa a fitavam, ingênua, num suspiro de sono, sem querer nem poder fugir, presa ao mútuo assassinato. Presa como se sua mão se tivesse grudado para sempre ao punhal que ela mesma cravara”, p. 129.
Gosto do estilo da autora. É sempre bom ler Clarice por trazer uma escrita simples que aborda temáticas comuns, do nosso dia a dia, e sempre com narrativas bem estruturadas que buscam desvendar a essência humana e que de certa forma aproximam o leitor atribuindo uma relação de intimidade com o que está lendo.
quarta-feira, setembro 08, 2021
Aquisições para as próximas leituras
Rio Guará em São Desidério, Bahia
Rio Guará |
Às margens do Rio Guará, próximo aos povoados de Angicos e Vereda Grande, localizados a mais de 120 km da sede de São Desidério, e também próximo do município de Correntina, o turista encontra duas opções de lazer, o Bar Beira Rio e o Rancho Vale Encantado, situados em propriedades particulares.
Banhos revigorantes, lindas paisagens, ambientes aconchegantes e hospitaleiros que proporcionam contato com a natureza e o cliente pode ainda se aventurar em emocionantes passeios de barco. Os balneários ofertam ainda uma variedade de bebidas e deliciosos pratos típicos da culinária local e regional.
O horário de funcionamento desses atrativos turísticos é das 08H às 17 horas de quarta-feira a domingo. Os locais também ofertam a opção para camping. É necessário fazer reserva. Seguem algumas fotos do Rancho Vale Encantado:
Arara Lara |
Contatos para reserva:
Por Analítica
Morro de São Paulo, Bahia
Outro destino escolhido pelo Analítica foi Morro de São Paulo, Bahia. Localizado na Ilha de Tinharé, distrito da cidade de Cairu, Morro de...
-
A Fazenda 3B foi o destino escolhido para o passeio do Analítica no dia 08 de outubro de 2020. Distante 72 km de Barreiras e 27 km do distr...
-
No dia 22 de fevereiro, São Desidério, localizado no oeste da Bahia, comemorou 57 anos de Emancipação Política. Confira alguns registros ...
-
As éguas Zafira e Paquita Igreja de Nossa Senhora da Penha Queijadinhas, importante iguaria produzi...