segunda-feira, agosto 19, 2019

Leitura e produção literária no III Festival da Juventude em São Desidério


Durante a programação do III Festival da Juventude, evento idealizado pela Prefeitura de São Desidério por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) ocorrido entre os dias 15 e 16 de agosto, foi oportunizado um momento de Roda de Conversa com autores e produtores literários do município e região. 

Na tarde de sexta-feira 16, na Praça Abelardo Alencar participaram da roda de conversa as jornalistas Ana Lúcia Souza, Jackeline Bispo e Luciana Roque autoras do livro-reportagem 'Um rio de histórias', Florentino Augusto de Souza Filho escritor de 'São Desidério de A a Z: sua história, minhas lembranças', Aldair Pereira de Oliveira Santos autora de 'Simplesmente Poesia' e o professor da Universidade Federal do Oeste (UFOB), Valney Dias Rigonato autor da obra 'Saberes Ambientais do Cerrado'.

Os autores partilharam sobre o processo de produção das obras, interagiram com o público e deixaram uma mensagem de incentivo à leitura e escrita aos participantes. Confira alguns registros desse momento:








Café da UFOB - Um dos momentos mais aguardados do III Festival da Juventude e que marcou o evento foi a realização do Café da UFOB no espaço da Lavanderia Cultural, na noite de quinta-feira 15. Em sua 10ª edição, o Café reuniu apresentações das manifestações culturais do município, a exemplo de Reisado, Festa do Divino Espírito Santo, Lamentação das Almas, cavalgada, além de muita música, rodas de samba, poesias, teatro e mostras de projetos desenvolvidos pela Secretaria de Assistência Social por meio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). 


O momento contou com a presença de artistas da terra e região que por meio de lindas performances  enfatizando as tradições do município. Presente no evento, o Frei Dom Luiz Flávio Cáppio, bispo de Barra, foi o homenageado desta edição do Café. Na oportunidade as autoras de 'Um rio de histórias' reencontraram o Frei Luiz, que é um dos personagens do livro e lhe entregaram um exemplar da obra.













Exposição de Trabalhos Acadêmicos - Outra modalidade que integrou a programação nesta terceira edição do Festival da Juventude foi a apresentação de trabalhos acadêmicos por meio de três eixos: Eixo 1 - Desenvolvimento Econômico e Desigualdade; Eixo 2 - Meio Ambiente e Eixo 3: Cultura e  Identidade;



Por Analítica


Um comentário:

  1. Evento sensacional e pessoas de diferentes gerações prestigiaram, o que me chamou a atenção, não ficou restrito apenas aos jovens,isso é muito legal quando toda a comunidade participa.

    ResponderExcluir

Morro de São Paulo, Bahia

Outro destino escolhido pelo Analítica foi Morro de São  Paulo, Bahia.  Localizado na Ilha de Tinharé, distrito da cidade de Cairu, Morro de...