sexta-feira, janeiro 18, 2013

Elementos humanos que fizeram a Barra no passado


Acabo de ler "Elementos humanos que fizeram a Barra no passado", da escritora de Barra Joana Camandaroba, que faz um relato da vida e principais contribuições de personagens naturais de Barra ou que passaram por ela. Sua residência em Barra, um casarão antigo localizado à Rua dos Mariani, nº 04, data de mais de 200 anos, e no passado recebeu autoridades ilustres, a exemplo do presidente Jânio Quadros e do Governador da Bahia em 1924 José Joaquim Seabra. 

Esse é o quinto livro da autora que tem 98 anos. O primeiro foi publicado quando aos 86 anos, quando segundo ela a vida se tornou vazia. "Passei 40 anos da minha vida lecionando para toda a Barra e região. Não tive tempo para o amor, namorar, ter filhos. A vida se tornou vazia e eu a preenchi com literatura", comentou a autora na obra. 

Joana guarda peças antigas e mantém a estrutura do casarão, que pretende tornar em museu futuramente. Na área próxima ao quintal de sua casa recebe visitas, admiradores e aqueles que por consideração e estima lhe tratam de "Dinda", e lhe pedem a bênção. Foi aí que recebeu as autoras do livro Um rio de histórias (Ana Lúcia Souza, Jackeline Bispo e Luciana Roque), no qual é registrada como uma das personagens, e lhes entregou exemplares de seu último livro. 


"Livros e mais livros, nas mãos das crianças. É do livro que a igualdade voou". 

Mensagem do Governador José Joaquim Seabra em 1924, reproduzida pela professora Joana Camandaroba em seu livro "Elementos humanos que fizeram a Barra no passado", pág. 30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Morro de São Paulo, Bahia

Outro destino escolhido pelo Analítica foi Morro de São  Paulo, Bahia.  Localizado na Ilha de Tinharé, distrito da cidade de Cairu, Morro de...