Acabo de ler "Elementos humanos que fizeram a Barra no passado", da escritora de Barra Joana Camandaroba, que faz um relato da vida e principais contribuições de personagens naturais de Barra ou que passaram por ela. Sua residência em Barra, um casarão antigo localizado à Rua dos Mariani, nº 04, data de mais de 200 anos, e no passado recebeu autoridades ilustres, a exemplo do presidente Jânio Quadros e do Governador da Bahia em 1924 José Joaquim Seabra.
Esse é o quinto livro da autora que tem 98 anos. O primeiro foi publicado quando aos 86 anos, quando segundo ela a vida se tornou vazia. "Passei 40 anos da minha vida lecionando para toda a Barra e região. Não tive tempo para o amor, namorar, ter filhos. A vida se tornou vazia e eu a preenchi com literatura", comentou a autora na obra.
Joana guarda peças antigas e mantém a estrutura do casarão, que pretende tornar em museu futuramente. Na área próxima ao quintal de sua casa recebe visitas, admiradores e aqueles que por consideração e estima lhe tratam de "Dinda", e lhe pedem a bênção. Foi aí que recebeu as autoras do livro Um rio de histórias (Ana Lúcia Souza, Jackeline Bispo e Luciana Roque), no qual é registrada como uma das personagens, e lhes entregou exemplares de seu último livro.
"Livros e mais livros, nas mãos das crianças. É do livro que a igualdade voou".
Mensagem do Governador José Joaquim Seabra em 1924, reproduzida pela professora Joana Camandaroba em seu livro "Elementos humanos que fizeram a Barra no passado", pág. 30.
Nenhum comentário:
Postar um comentário