domingo, julho 03, 2022

Casas vazias (Brenda Navarro)


Em 'Casas vazias' embarcamos com a autora mexicana Brenda Navarro em uma dramática história contemporânea, que fala de perda e culpa materna. 

O episódio do desaparecimento de uma criança de três anos, passa a nortear o enredo. Daniel ou Leonel são a mesma criança.

Os capítulos são alternados com os depoimentos de duas mães, personagens narradoras da história e seus nomes não são revelados. 

A primeira, perde o filho em questão de segundos e não nutre o desejo de ser mãe. Já a segunda, tem em outro momento, às mãos, a criança desaparecida e o sonho da maternidade realizado. 

Em meio ao contraste das narrativas, das desigualdades sociais vividos pelas duas mães, biológica ou do coração, e do sentimento de culpa expressado por elas ao longo das três partes em que o livro é dividido, a autora não revela o desfexo.

O título da obra acrescenta para a relação que a autora estabelece entre as personagens, assimilando as mulheres e as casas, como um lugar de solidão. " [...] enquanto nós mulheres, nós olhavámos confusas e impávidas, porque isso era o que tínhamos que fazer: sermos casas vazias para abrigar a vida ou a morte, mas no fim das contas, vazias", pág. 88.

A obra, que tem por curador Emílio Faria, e foi indicação de leitura do mês de maio pela TAG Livros Experiências Literárias (Curadoria).

Por Analítica




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Morro de São Paulo, Bahia

Outro destino escolhido pelo Analítica foi Morro de São  Paulo, Bahia.  Localizado na Ilha de Tinharé, distrito da cidade de Cairu, Morro de...