sexta-feira, abril 29, 2022

Indígenas de férias (Thomas King)


"Portanto estamos em Praga..."

Em 'Indígenas de férias' embarcamos com o casal canadense Mimi e Bird em uma viagem de férias para Praga (República Tcheca).

Com filhos criados, o casal contemporânea de meia idade e de origem indígena são os protagonistas desse enredo que aborda a temática dos povos indígenas, e traz em sua narrativa abordagens, história, estereótipos, questões políticas, violência e assuntos bem delicados, a exemplo de crianças que são retiradas de suas origens indígenas para serem adotadas no Canadá.

"Como fechamos os olhos diante de injustiças, como tentamos imitar o modelo norte- americano de viver e como na verdade, deveríamos usar as viagens para questionarmos quem somos e o que temos feito".

Do autor canadense Thomas King, e sugestão da curadora Margaret Atwood, o livro é a leitura de abril da TAG Livros Experiências Literárias - Curadoria. 

A escrita é leve, tranquila, recursos que o autor usa para falar de temas como preconceito, e dar voz e autonomia aos povos de origem canadense, e sua história. "História e memória. Memória e história. Juntas, elas formam a história com agá maiúsculo", página 292.

Por Analítica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Morro de São Paulo, Bahia

Outro destino escolhido pelo Analítica foi Morro de São  Paulo, Bahia.  Localizado na Ilha de Tinharé, distrito da cidade de Cairu, Morro de...