segunda-feira, abril 26, 2021

O Ateneu (Raul Pompéia)

 


"Vais encontrar o mundo, disse - me meu pai, à porta do Ateneu. Coragem para a luta", página 03. Entre  as principais recordações, frustrações, amizades, intrigas, aventuras, relacionamentos conturbados e as tentativas de adaptação no colégio interno, Sérgio, personagem principal deste enredo, vai narrando a experiência de dois anos que viveu dentro dos muros do Ateneu.

Para diversificar as leituras, em abril o Analítica optou também por este clássico da Literatura Brasileira, obra escrita em 1888 e dividida em 12 capítulos. Do consagrado escritor Raul Pompéia, a história é baseada na própria experiência do autor, enquanto interno no Colégio Abílio no Rio de Janeiro.

Alguns marcos da narrativa se referem a alguns relatos sobre as dificuldades do relacionamento do personagem central Sergio com o diretor Aristarco Rebelo, com críticas às diversas situações de crises, miséria moral, hipocrisia marcadas pelo sistema educacional da época. 

"Onde meter a máquina dos ideais naquele mundo de brutalidade que me intimidava com os obscuros detalhes e as perspectivas informes escapando à investigação da inexperiência? Qual o meu destino, naquela sociedade que o Rebelo descrevera horrorizado, com meias frases de mistério, suscitando temores indefinidos, recomendando energia como se coleguismo fosse hostilidade?", página 22.

A indicação dessa leitura surgiu de uma discussão em um encontro da Tag Curadoria Barreiras sobre o livro 'Moisés Negro', de Alain Mabanckou, que também trata sobre a rotina de garotos internos em um orfanato. A semelhança dos enredos entre os dois livros chamou a atenção e por também já ter ouvido falar sobre 'O Ateneu', achei pertinente a leitura para o momento. É uma ótima indicação para quem adora ler sobre memórias com um final interessante e repleto de nostalgia. A partir de agora o Analítica irá inserir com mais frequência obras da Literatura Brasileira em suas leituras. 

"Aqui suspendo a crônica das saudades. Saudades verdadeiramente? Puras recordações, saudades, talvez, se ponderarmos que o tempo é a ocasião passageira dos fatos, mas, sobretudo - o funeral para sempre das horas", página 120.

Por Analítica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Morro de São Paulo, Bahia

Outro destino escolhido pelo Analítica foi Morro de São  Paulo, Bahia.  Localizado na Ilha de Tinharé, distrito da cidade de Cairu, Morro de...