Para essa foto foram usados, além do livro, o mimo que acompanha a caixinha do mês o copo de buteco com a escrita 'O barista' em alusão a obra 'O alienista' de Machado de Assis, um sousplat de crochê produzido pelo Crochê da Kau @amorimkauane20 e a cerveja artesanal produzida pela empresa Matt Bier de Mucugê, Bahia.
sexta-feira, abril 30, 2021
Nêmesis (Philip Roth)
Para essa foto foram usados, além do livro, o mimo que acompanha a caixinha do mês o copo de buteco com a escrita 'O barista' em alusão a obra 'O alienista' de Machado de Assis, um sousplat de crochê produzido pelo Crochê da Kau @amorimkauane20 e a cerveja artesanal produzida pela empresa Matt Bier de Mucugê, Bahia.
segunda-feira, abril 26, 2021
Frida Kahlo e as cores da vida (Caroline Bernard)
A obra é dividida em três partes, considerada uma narrativa ficcional em que a autora se inspirou em biografias sobre a consagrada artista mexicana, e construiu sua própria história, que resultou em um romance biográfico que apresenta aspectos icônicos da vida de Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón, com destaque para os conflitos, problemas de saúde, a relação com a família, com a arte e cultura mexicana, além do conturbado matrimônio com o pintor Diego Rivera.
É impossível ler sem imaginar por traz um cenário que expressa um contexto de flores, cores, arte, revolução, força, feminismo e vida, que faz jus ao título do livro, mas que também se contrasta por outro lado, com sofrimento, humilhação, traição de uma personagem que muitas vezes, se apresenta indecisa e frágil.
Um dos marcos da narrativa e da vida de Frida é o acidente sofrido por ela na juventude, algo que irá mudar sua vida para sempre. Também no decorrer da sua trajetória, e que o livro enfatiza muito bem, que apesar dos problemas de saúde que enfrenta e as diversas cirurgias que submete, a história mostra como ela encontra na pintura a válvula de escape para superar seu sofrimento e sagrar-se como uma grande artista mexicana, que soube transformar sua dor e sua cultura em arte e expressão de liberdade. Li e recomendo!
"Então eu vivo na minha pintura [...]. A vida é bela demais, colorida demais para ser apenas suportada. Quero apreciá-la, quero sentir alegria e amor", p. 47.
Como plano de fundo da Foto 1, foi utilizada uma das janelas do Museu Municipal Olavo Pereira dos Santos em São Desidério, em cor azul, a qual pensei em usar fazendo referência à Casa Azul de Frida Kahlo em Coyoacán, México. E na Foto 2, como fundo, um bouganville rosa que enfeita a orla da Barragem, também em São Desidério, por ser uma planta citada para descrever alguns momentos a narrativa acerca do quintal da Casa Azul de Frida.
Por Analítica
O Ateneu (Raul Pompéia)
sexta-feira, abril 23, 2021
Dia Mundial do Livro
Por Analítica
quarta-feira, abril 07, 2021
Analítica faz 11 anos
A data, 7 de abril, dia do jornalista, foi proposital para a estreia do Analítica, há 11 anos. Um espaço virtual para compartilhar reportagens e aventuras da rotina de uma jornalista recém formada e um pouco 'maluquinha'.
O projeto tinha muitas perspectivas que foram se perdendo pelo caminho com o desânimo da profissão e algumas tentativas frustradas. Com o tempo, em meio ao imediatismo das redes sociais, mas no intuito de se reinventar e não perder sua essência e nem o respeito de seu público, o blog passou a adotar uma tendência mais voltada à literatura, com produção de conteúdos literários, a exemplo de dicas de livros, fotos, notas sobre eventos culturais e referentes à leituras realizadas.
E é por isso que hoje, este blog não poderia deixar de agradecer aos seguidores, leitores e colaboradores que fazem parte desses 11 anos de história. Fica também o convite para que continuem acompanhando a trajetória do Analítica.
Por Analítica
Morro de São Paulo, Bahia
Outro destino escolhido pelo Analítica foi Morro de São Paulo, Bahia. Localizado na Ilha de Tinharé, distrito da cidade de Cairu, Morro de...
-
A Fazenda 3B foi o destino escolhido para o passeio do Analítica no dia 08 de outubro de 2020. Distante 72 km de Barreiras e 27 km do distr...
-
No dia 22 de fevereiro, São Desidério, localizado no oeste da Bahia, comemorou 57 anos de Emancipação Política. Confira alguns registros ...
-
As éguas Zafira e Paquita Igreja de Nossa Senhora da Penha Queijadinhas, importante iguaria produzi...