quinta-feira, fevereiro 25, 2021

Um rio de histórias

Há nove anos foi publicado o livro-reportagem 'Um rio de histórias'. De autoria das jornalistas Ana Lúcia Souza, Jackeline Bispo e Luciana Roque, a obra traz histórias orais colhidas por meio de entrevistas durante as viagens pelo percurso do Rio Grande, principal afluente da margem esquerda do Rio São Francisco.

O trabalho de pesquisa e reportagem publicado em 25 de fevereiro de 2012, agrega 280 páginas divididas em 11 capítulos que reúnem dados históricos e científicos dos sete municípios baianos banhados pelo Rio Grande: São Desidério, Barreiras, Angical, Cotegipe, Riachão das Neves, Wanderley e Barra.

A obra destaca a importância deste recurso hídrico para o desenvolvimento das cidades, comunidades e o meio ambiente. Destaca algumas fontes entrevistadas que se tornaram personagens do livro, a exemplo da escritora Joana Camandaroba, do Bispo Dom Luís Flávio Cáppio e do artesão Gérard. O livro relata também o resgate de histórias de remeiros, aguadeiras, narrativas sobre a vida das lavadeiras e dos pescadores, as trágicas mortes no Rio Grande, hidrovia, o processo de degradação, receitas, lendas, músicas entre outras tantas histórias.

Em um capítulo a parte as autoras optaram em criar o Diário de Bordo para relatar as vivências, experiências, dificuldades e aventuras durante os 1900 quilômetros de viagens pelos sete município para a coleta de dados. A obra ressalta os indícios culturais que existem nas comunidades ribeirinhas, a riqueza e sobrevivência dessas culturas, enfatizando a relevância da urgência da parceria entre homem e natureza em busca da sustentabilidade também coletiva.













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Morro de São Paulo, Bahia

Outro destino escolhido pelo Analítica foi Morro de São  Paulo, Bahia.  Localizado na Ilha de Tinharé, distrito da cidade de Cairu, Morro de...