Há nove anos foi publicado o livro-reportagem 'Um rio de histórias'. De autoria das jornalistas Ana Lúcia Souza, Jackeline Bispo e Luciana Roque, a obra traz histórias orais colhidas por meio de entrevistas durante as viagens pelo percurso do Rio Grande, principal afluente da margem esquerda do Rio São Francisco.
O trabalho de pesquisa e reportagem publicado em 25 de fevereiro de 2012, agrega 280 páginas divididas em 11 capítulos que reúnem dados históricos e científicos dos sete municípios baianos banhados pelo Rio Grande: São Desidério, Barreiras, Angical, Cotegipe, Riachão das Neves, Wanderley e Barra.
A obra destaca a importância deste recurso hídrico para o desenvolvimento das cidades, comunidades e o meio ambiente. Destaca algumas fontes entrevistadas que se tornaram personagens do livro, a exemplo da escritora Joana Camandaroba, do Bispo Dom Luís Flávio Cáppio e do artesão Gérard. O livro relata também o resgate de histórias de remeiros, aguadeiras, narrativas sobre a vida das lavadeiras e dos pescadores, as trágicas mortes no Rio Grande, hidrovia, o processo de degradação, receitas, lendas, músicas entre outras tantas histórias.
Em um capítulo a parte as autoras optaram em criar o Diário de Bordo para relatar as vivências, experiências, dificuldades e aventuras durante os 1900 quilômetros de viagens pelos sete município para a coleta de dados. A obra ressalta os indícios culturais que existem nas comunidades ribeirinhas, a riqueza e sobrevivência dessas culturas, enfatizando a relevância da urgência da parceria entre homem e natureza em busca da sustentabilidade também coletiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário