segunda-feira, maio 20, 2019

Contos de Mochila (Anton Roos)



Concluída a leitura do mês de maio. Escolhi 'Contos de Mochila', uma obra que reúne textos de vários autores que participaram de um 'Curso de Formação de Escritores da Metamorfose', entre eles o meu colega Anton Roos. Entre as principais temáticas abordadas destacam-se relações familiares, conflitos vividos na escola, na adolescência, frustrações e sonhos.

Com 130 páginas e 27 contos, a linguagem é simples o que torna a leitura agradável. Em muitos momentos me identifiquei na narrativa e rememorei algumas descrições características da época de adolescência. Seguem abaixo alguns trechos que destaquei do livro.

"Hoje, meu pai quase não fala mais comigo, acho que tem medo. Desde a doença da mamãe que tenta ser mais durão do que realmente é. Dia desses ouvi ele chorando no banheiro. Jantamos uma lasanha quatro queijos esquentada no micro-ondas. Tinha gosto de plástico. Não tive coragem de olhar nos olhos dele, dei três garfadas e fui para o quarto", página 13. 

"Faz parte da natureza humana a tentativa de vencer obstáculos e desafios para afirmar-se", página 27.


"Os garotos desceram do ônibus e seguiram seus professores na visita guiada ao museu. O passeio foi bem mais agradável do que Dão previa, muito por culpa da companhia de seu mais novo amigo. Nascia ali uma grande amizade, uma parceria para inúmeras aventuras. E a maior delas estava bem próxima de acontecer", página 67.


"Deixa a menina ir, ela precisa conhecer o mundo, aprender a se virar sozinha. Sair da barra da mãe. Vai ser bom pra ela. Aliás, para todos nós", página 68.


Por Analítica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Morro de São Paulo, Bahia

Outro destino escolhido pelo Analítica foi Morro de São  Paulo, Bahia.  Localizado na Ilha de Tinharé, distrito da cidade de Cairu, Morro de...