segunda-feira, janeiro 22, 2018

Tradição da Romaria Ecológica de São Sebastião em São Desidério











A Romaria Ecológica de São Sebastião, realizada em 20 de janeiro, data dedicada a homenagear o santo, é uma tradição realizada há 19 anos no município de São Desidério.

Todos os anos a manifestação conta com a participação de dezenas de romeiros que se deslocam da sede até o povoado de Morrão, num trajeto de cerca de 09 quilômetros, via chapada. Contam os moradores mais antigos que na década de 1960 esse percurso era a única via de acesso entre a sede de São Desidério e o povoado de Morrão, que anos depois foi esquecido por conta da viabilização de outra estrada.

O ponto de partida é em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida, às 06 horas, onde é feita uma oração para pedir benção e proteção durante o trajeto. Após alguns quilômetros de caminhada, os romeiros fazem parada num lugar conhecido por Malhada do Jatobá. É o momento de degustar as farofas e  batidas enquanto uma roda de samba é improvisada em meio à chapada, momento de muita alegria e descontração que renova as energias dos romeiros para seguir percurso.

Enquanto caminham, os participantes contemplam o verde da paisagem, enfrentam subidas, o calor, passam por caminhos estreitos, descem por trechos pedregosos, mas não desanimam. 

Os foguetes anunciam que o fim do trajeto já está próximo. A chegada dos romeiros a localidade de Morrão por volta das 09h40min é anunciada com fogos e muita alegria e uma procissão conduz o andor com a imagem do santo até a Igreja local, onde é feito o encerramento com a celebração de uma missa festiva.


Texto e fotos: Ana Lúcia Souza 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Morro de São Paulo, Bahia

Outro destino escolhido pelo Analítica foi Morro de São  Paulo, Bahia.  Localizado na Ilha de Tinharé, distrito da cidade de Cairu, Morro de...