terça-feira, abril 04, 2017

Cinquentenário da Escola Castelo Branco


Há 50 anos era fundada a Escola Presidente Castelo Branco. A foto acima marca a inauguração, em quatro de abril de 1967. Cursei nessa escola a 4ª série do antigo curso primário. A unidade escolar, ainda pertencente à rede estadual nessa época, ofertava de 1ª a 4ª séries do curso primário. A antiga estrutura física comportava apenas duas salas, uma diretoria, dois banheiros, uma cantina e um depósito. Ao redor da área construída, um enorme pátio.

Era o ano de 1997. Ainda consigo ouvir o barulho estridente reproduzido pelo atrito de dois pedaços de ferro utilizados como o sinal da escola, para anunciar o início e término das aulas e do recreio. A hora do bochecho. As aulas da professora Dalva. O famoso caixote de feira improvisado como palanque e utilizado pelos alunos para treinar a oratória. Os pés de manga no pátio. O tempero da merenda da dona Joaninha. A recreação, a boleada e o uniforme que sujava por este motivo. As intrigas de sala. Os amigos que até hoje cultivo.


Nove anos depois, retornando à Castelo Branco, para trabalhar, entre os meus atributos da função de secretária, tive é claro, e por que não dizer, o privilégio de tocar aquele famoso sinal. Uma passagem breve por essa escola, porém, significativa para reviver algumas lembranças e construir novas amizades.  

Um comentário:

  1. Ótimo texto! Sou dessa época...
    Além da boleada outra brincadeira que nossa turma adorava era bandeirinha.

    ResponderExcluir

Morro de São Paulo, Bahia

Outro destino escolhido pelo Analítica foi Morro de São  Paulo, Bahia.  Localizado na Ilha de Tinharé, distrito da cidade de Cairu, Morro de...