quarta-feira, março 16, 2011

Tradição que vence desafios

São Desidério é marcado por manifestações culturais preservados por seu povo ao longo de muitos anos. Uma dessas tradições é a Romaria Ecológica de São Sebastião, realizada em vinte de janeiro, dia destinado a São Sebastião.


Reza a lenda católica que o santo era um soldado romano que foi perseguido e morto por sua luta em defesa dos cristãos. Em São Desidério as homenagens ao santo começam ao amanhecer do dia com a caminhada ecológica da sede até o povoado de Morrão, a cerca de 13 km.

A caminhada é realizada via chapada em um percurso que costumava ser a única via de acesso utilizada pelos transeuntes a partir da década de 70. O objetivo é reviver esse trajeto valorizando as paisagens que ele reserva. Foguetes, fé e alegria marcam os romeiros que trilham o percurso. Em meio ao descanso durante algumas paradas, os fiéis se recompõem com farofa. As rodas de samba são inevitáveis no meio da chapada.

No povoado de Morrão, os moradores aguardam a chegada dos romeiros que se dirigem em procissão até a igreja, onde é celebrada uma missa em honra ao padroeiro São Sebastião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Morro de São Paulo, Bahia

Outro destino escolhido pelo Analítica foi Morro de São  Paulo, Bahia.  Localizado na Ilha de Tinharé, distrito da cidade de Cairu, Morro de...