quarta-feira, março 23, 2011

O resgate da escrivaninha de Olavo

Olavo Pereira dos Santos foi o primeiro presidente da Câmara de Vereadores de São Desidério. A construção de sua casa situada à rua Ministro Antonio Balbino data de 1943. Atualmente a estrutura passa por reforma e está sendo preparada para se tornar o Museu Municipal.

Na segunda-feira 28 de fevereiro, alguns integrantes da equipe de organização do Museu, da qual participo resgataram a escrivaninha de estima de Olavo, que até então se encontrava no povoado de Sítio de Cima, a cerca de 18 km da sede do município.

O móvel estava na propriedade do sobrinho da última esposa de seu Olavo, dona Eleonor, já falecida. Com cerca de 1,80 metros de altura e apesar de vidros quebrados na parte superior, o móvel se encontrava aparentemente conservado. Nada como uma boa restauração que lhe devolverá o brilho dos velhos tempos.

A escrivaninha resguarda grandes gavetas e fechaduras e revela a organização de seu antigo dono. Dizem os mais velhos que o senhor Olavo passava grande parte do tempo sentado à escrivaninha resolvendo seus negócios e também a utilizada para guardar remédios caseiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Morro de São Paulo, Bahia

Outro destino escolhido pelo Analítica foi Morro de São  Paulo, Bahia.  Localizado na Ilha de Tinharé, distrito da cidade de Cairu, Morro de...