domingo, maio 18, 2025

Mundos de uma noite só ( Renata Belmonte)

 


"O amor nos coloca num lugar de cuidado com o outro que nem sempre é possível suportar", pág. 126.

Início da leitura: 06.04.2025

Leitura concluída em: 28.04.2025

Uma narrativa envolvente, descritiva, surpreendente. Personagens fortes,  emblemáticas e interligadas por suas trajetórias e origens.

As pistas ao longo do enredo ganham um contexto inesperado. Figuras que se revelam e a história tem a um desfecho especial.

"Quero ser a partir de hoje chamado de Lágrima. Luiz Antônio Grimaldi Júnior, finalmente, me abandonou.", pág. 175.

Indicação da Tag Livros Experiências Literárias do mês de março pela curadora @_carolasaavedra, a obra é um romance de estreia de autoria da baiana @renatabelmonte Para o Analítica, esse foi o primeiro nota 5 do ano.

Afetos, família, memórias que ultrapassam duas gerações. Num dado instante, tudo se revela por meio de um registro do passado: um livro é encontrado.

Das entrelinhas surge um narrador - também personagem da história, que desvenda as trajetórias dos Grimaldis, outrora submersas em mundos de uma noite só, e que agora, permanecem ainda mais vivas e presentes, pois não se perdem - são memórias. 

"Como era o rosto de minha avó na data de sua morte? Passado o espanto inicial, olhando fixamente para mim, ela disse: Idêntico a este que você vê no retrato. Acontecerá  o mesmo conosco: partiremos deste mundo muito cedo, antes da devastação  dos nossos traços e da destruição de nossas verdades mais absolutas", pág. 180.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um rio de historias na Flib 2025

Na manhã de 22 de maio, a obra Um rio de histórias participou dos debates de uma roda de conversa realizada durante a programação da Festa L...