"É necessário preservar o avesso, você me disse. Preservar aquilo que ninguém vê. Porque não demora muito e a cor da pele atravessa nosso corpo e determina nosso modo de estar no mundo". Em 'O avesso da pele', do autor Jeferson Tenório, conhecemos o jovem Pedro, e embarcamos em suas memórias marcadas pela morte do pai Henrique, um professor assassinado, vítima do racismo.
O texto em prosa é carregado de emoção e narrado pelo personagem principal, Pedro que em meio a solidão no apartamento do pai, revive lembranças e cria uma série de perspectivas que poderiam ser partilhadas com a presença paterna.
A narrativa é marcada por trechos que descrevem temáticas como o preconceito racial, pobreza e violência com base nas vivências de uma família negra que tem por cenário a cidade de Porto Alegre.
A leitura fluiu muito bem e o livro, que foi presente do grupo do Clube de Leitura da Tag Curadoria Barreiras, foi escolhido para ser a primeira leitura do Analítica de 2023. É o primeiro contato do blog com o trabalho do escritor. O romance lhe rendeu o prêmio Jabuti em 2021.
"[...] o professor Henrique Nunes não morreu por mera circunstância da vida, morreu porque era alvo de uma política de Estado. Uma política que persegue e mata homens negros e mulheres negras há séculos", páginas 179 e 180.
Por Analítica
Nenhum comentário:
Postar um comentário