quarta-feira, dezembro 28, 2022

Retrospectiva de leituras 2022


Leituras emocionantes marcaram o ano de 2022 do Analítica. Com indicação da TAG Livros Experiências Literárias na modalidade Curadoria, a qual o blog é assinante há três anos, pudemos partilhar aqui, cada livro lido. Segue abaixo a retrospectiva das leituras.

Mensagens (Fernando Pessoa), Pesado (Kiese Laymon), Samarcanda (Amin Maalouf), O parque das irmãs magníficas (Camila Sousa Violada), Indígenas de férias (Thomas King), Casas Vazias (Brenda Navarro), K. ( B. Kucinski), À beira-mar (Abdulrazak Gurnah), Com armas sonolentas (Carola Saavedra), A ilha das árvores perdidas (Elif Shafak), Apocalipse bebê (Virginie Despentes) e Alguém para correr comigo ( David Grossman).

Que venha 2023 com mais experiências Literárias, regadas a café e muitas histórias emocionantes!!


Por Analítica




Alguém para correr comigo (David Grossman)


"Alguém para correr comigo', é o 13° livro lido do Analítica em 2022. 

A obra da literatura israelense contemporânea, é de autoria de David Grossman, indicada aos assinantes da Tag Livros com curadoria da também escritora israelense Ayelet Gundar-Goshen. 

Amor, amizade, esperança, juventude, amadurecimento e muitos encontros marcam essa história que tem Jerusalém como cenário.

Assaf é um adolescente que tem a missão de encontrar o dono de uma cadela, Dinka. 

Na companhia de Dinka, ele passa a maior parte do tempo enquanto vive muitas aventuras e conhece vários lugares.

"Dinka corria à sua frente, procurando, farejando. Assaf confiava mais nela do que em si próprio, corria atrás dela, e só agora notava, que desde que haviam chegado, Dinka se colocava em segundo plano, como se sua missão tivesse terminado no instante do encontro dele com Tamar", página 349.

Enquanto o autor apresenta uma narrativa envolvente o leitor vai conhecendo personagens intrigantes que cruzam o caminho de Assaf, como a jovem cantora de rua Tamar, e a freira Teodora. 

"Obrigada por não dizer nada", disse a freira, "o silêncio é sinal de sabedoria...", página 45.


Livro: Alguem para correr comigo

Autor: David Grossman

Editora Companhia das letras, 380 páginas


Por Analítica





segunda-feira, dezembro 19, 2022

As maravilhas (Elena Mendel)


"As maravilhas', romance da literatura espanhola de autoria de Elena Mendel, publicado em 2020.

Com curadoria da escritora brasileira Giovana Madalosso, a edição publicada pela Todavia é especial para assinantes da tag Livros Experiências Literárias. 

Duas mulheres de gerações diferentes: Maria e Alice. Avó e neta. 

As duas personagens deixam a cidade pequena e partem para Madri, cenário ideal para as suas desventuras, medos e conquistas femininas, que hora se confundem com os acontecimentos históricos. 

Uma narrativa envolvente e interessante da escritora, que relata principalmente os problemas e memórias das personagens, que se repetem por três gerações, instigando nossa imaginação.  

"[...] a memória gera sua própria ficção".


Por Analítica

quarta-feira, dezembro 14, 2022

Apocalipse bebê ( Virginie Despentes)



"Eu sou a peste, o cólera, a gripe aviária e a bomba". De autoria de um dos nomes contemporâneos e mais importante da literatura francesa, Virginie Despentes, a obra de ficção.

'Apocalipse bebê', publicada em 2010, traz a trama do desaparecimento da adolescente Valentine. 

"[...] depois de cinco minutos do lado de fora, eu me sentia realmente bem. Quanto mais íamos em frente, mais luz Bahia, e cada vez mais eu tinha a impressão de deixar o pior para trás".

De Paris a Barcelona, a história envolve personagens divergentes, como as  detetives Lucie Toledo e sua amiga Hiena que tentam desvendar o paradeiro da garota, ao tempo em que encontram outras pessoas que tiveram contato com Valentine.

A escrita da autora e a fiel descrição dos personagens e locais são bem característicos do estilo da autora, que nesse livro explora temáticas como descoberta sexual e busca por liberdade, e o desfecho fica por conta da versão que o leitor quer acreditar.

"A verdade, eu nunca saberei. Resta a história que conto a mim mesma, do modo que me convém, com a qual me sinto satisfeita".

Com curadoria da escritora Scholastique Mukasonga, o livro é indicação da Tag Curadoria do mês de outubro. As taggers do Clube de Leitura Tag Curadoria Barreiras se encontraram no domingo (11), para discutir sobre a obra e confraternizar.



Livro: Apocalipse bebê

Autora: Virginie Despentes


Por Analítica

Morro de São Paulo, Bahia

Outro destino escolhido pelo Analítica foi Morro de São  Paulo, Bahia.  Localizado na Ilha de Tinharé, distrito da cidade de Cairu, Morro de...