quarta-feira, março 30, 2022

O parque das irmãs magníficas (Camila Sousa Villada)




"Quando chegou da sua cidadezinhaà capital, aos 18 anos, Camila cursava a faculdade durante o dia, trabalhava de noite no Parque Sarmiento e escrevia um blog chamado Lá novos de Sandro", pág. 08.

Concluída a leitura de 'O parque das irmãs magníficas', obra de Camila Sousa Villada, indicada pela TAG Curadoria de março. O livro contextualiza a trajetória de Camila e suas colegas travestis. A personagem central, Camila, desde a infância já tinha inclinação para a feminilidade e sofreu violência do pai, alcoólatra.

"Meu pai e minha mãe sempre souberam o que eu fazia nesse confinamento: escrevia e me vestia de mulher. Isso os expulsou do meu mundo e me salvou do ódio deles: meu romance comigo mesma, a minha mulher proibida", pág. 07.



Na obra, Camila e suas amigas travestis, vivem, com a proteção da figura de tia Encarna, muitas emoções. A narrativa apresenta fortes pinceladas de erotismo, é marcada também por violência, preconceito, transições, dor, reconhecimento e superação.

"Nosso filhote cega, ofusca aqueles que olham pra nós e os assusta", pág. 135.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Morro de São Paulo, Bahia

Outro destino escolhido pelo Analítica foi Morro de São  Paulo, Bahia.  Localizado na Ilha de Tinharé, distrito da cidade de Cairu, Morro de...