terça-feira, fevereiro 18, 2020

'Terno da Cidade' - O resgate de uma tradição de São Desidério



Uma tradição antiga de São Desidério foi resgatada na noite de segunda-feira 17 de fevereiro, na abertura das comemorações do aniversário de 58 anos do município. O Terno da Cidade, realizou um cortejo pelas ruas da cidade sendo acompanhado pelo público e culminou com apresentações de cantigas realizadas na Lavanderia Cultural. A iniciativa do resgate Cultural foi do Conselho Municipal de Cultura por meio do Projeto 'Encontro de Gerações' e contou com participação de membros do Grupo da Melhor Idade Pe. Jacy, jovens e músicos da cidade convidados.





História - O terno é uma manifestação açoriana realizada por meio da cantoria acompanhada por instrumentos musicais.  Em São Desidério a iniciativa de realizar os ternos se deu na década de 1950 pelo maestro Heliodoro Alves Ribeiro, figura ilustre e um dos incentivadores da cultura local, que realizou várias modalidades de terno, a exemplo do Terno dos Estados, da Bandeira e das Pastorinhas, este último acontecia no período do Natal até janeiro. Em 2002 e 2009 por meio do Grupo da Melhor Idade e de participantes convidados o Terno das Pastorinhas foi resgatado na comunidade.

Terno dos Estados

Analítica




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Morro de São Paulo, Bahia

Outro destino escolhido pelo Analítica foi Morro de São  Paulo, Bahia.  Localizado na Ilha de Tinharé, distrito da cidade de Cairu, Morro de...