sexta-feira, janeiro 17, 2020

Romaria Ecológica de São Sebastião, patrimônio cultural de São Desidério


Fé, tradição, história, encontros e reencontros, farofas, muita animação e rodas de samba formadas ao som de instrumentos rústicos são somente alguns ingredientes que motivam muitos romeiros a participarem todos os anos, no dia 20 de janeiro, da caminhada de aproximadamente 09 km de estrada de chão, da sede de São Desidério ao povoado de Morrão, durante a Romaria Ecológica de São Sebastião. 

Este ano, a romaria chega a sua 21ª edição. A manifestação cultural teve origem em 1999, por iniciativa popular com o intuito de resgatar o percurso que era o único acesso ao povoado na década de 1960  e que foi esquecido no decorrer dos anos com o surgimento de outra via de acesso.   

O trajeto da romaria tem por ponto de partida a Igreja Matriz, na sede, e depois os romeiros seguem em direção a uma estrada de chão até o povoado. Após a chegada em Morrão, tem início uma procissão até a igreja local onde é celebrada uma missa em honra ao santo do dia e também padroeiro da comunidade, e em seguida é servido um almoço comunitário. 

Confira algumas fotos do percurso da romaria. 












Por Analítica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Morro de São Paulo, Bahia

Outro destino escolhido pelo Analítica foi Morro de São  Paulo, Bahia.  Localizado na Ilha de Tinharé, distrito da cidade de Cairu, Morro de...