sexta-feira, agosto 10, 2012

Sobre o livro 1808



Acabo de ler 1808: como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a história de Portugal e do Brasil.

A obra de Laurentino Gomes relata com afinco os bastidores e como de fato ocorreu a fuga da família real portuguesa para o Rio de Janeiro em 1808, e nem de longe lembra a versão resumida que aprendemos nas aulas de história do ensino regular.

Contada com riqueza de detalhes o autor revela segredos e fatos desconhecidos que marcaram um dos momentos mais importantes da trajetória do Brasil. Na oportunidade o escritor se vale do fundamento de outras bibliografias acerca de assuntos abordados em outras obras e contextualiza a realidade do mundo e do Brasil dessa época, a exemplo das guerras napoleônicas, revoluções republicanas e escravidão que embasaram a fuga da corte lusitana e consequentemente a instalação da corte lusitana no Brasil. Ao final faz uma pequena deixa para o leitor dos fatos que nortearam o desencadeamento da independência do Brasil em 1822, assunto de sua obra posterior, e minha próxima leitura.

Li e recomendo 1808.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Morro de São Paulo, Bahia

Outro destino escolhido pelo Analítica foi Morro de São  Paulo, Bahia.  Localizado na Ilha de Tinharé, distrito da cidade de Cairu, Morro de...