sexta-feira, julho 05, 2024

Alice no país das maravilhas (Lewis Carroll)

 


"O segredo, querida Alice, é rodear-se de pessoas que te façam sorrir o coração. É então, e só então, que você estará no País das Maravilhas". Uma leitura leve e repleta de reflexões que podemos levar para vida. Nessa obra voltamos a infância e viajamos com Alice em um mundo repleto de imaginações. "Quando acordei hoje de manhã, eu sabia quem eu era, mas acho que já mudei muitas vezes desde então".  

É no País das Maravilhas, um lugar fantasioso, onde a garotinha se depara com diversos personagens e situações estranhas, o seu maior desafio é encontrar o caminho de volta para casa. "Ficou ali sentada, os olhos fechados, e quase acreditou estar no País das Maravilhas, embora soubesse que bastaria abri-los e tudo se transformaria em insípida realidade…"

Enquanto isso não acontece, ela se envolve nas histórias de cada um dos personagens, como do chapeleiro, e aprende algumas lições. "Alice: Chapeleiro, você me acha louca? Chapeleiro: Louca, louquinha! Mas vou te contar um segredo: as melhores pessoas são".

Talvez o que Alice procura, pode ser interpretado muitas vezes com o que também estamos buscando no nosso dia a dia: um direcionamento, um propósito, uma resposta, seja na família, na carreira profissional, nos ambientes que frequentamos, algo que realmente faça sentido. “A única forma de alcançar o impossível é acreditar que é possível''. 

A obra nos convida a nos deixar levar um pouco pelos caminhos de Alice e aprender a decifrar os medos, enfrentá-los, para que não se tornem maiores que os sonhos. "Entenda os seus medos, mas jamais deixe que eles sufoquem os seus sonhos".

Outro fator importante apontado é o tempo, que ocorre por meio de uma sucessão de acontecimentos, e muitos deles, questionados pela protagonista na tentativa de entendê-lo. “Alice: Quanto tempo dura o que é eterno? Coelho: - Às vezes, um segundo.”

Por vezes a narrativa mostra Alice sozinha em meio a situações em que somente ela pode tomar as decisões. “Não posso voltar para o ontem porque lá eu era outra pessoa”. E destaca a importância de que em muitos momentos estamos também sozinhos para fazer escolhas únicas e importantes. "Você não deve viver a vida como outras pessoas esperam que você viva; tem que ser sua escolha, pois quando estiver lutando, você estará sozinho...". E de sermos firmes aos nossos propósitos, mesmo quando o mundo e as pessoas não compreenderem nossas escolhas, afinal, “não pode viver a vida para agradar os outros. A escolha tem que ser sua”. 

Fica a dica de leitura!


Por Analitica

Morro de São Paulo, Bahia

Outro destino escolhido pelo Analítica foi Morro de São  Paulo, Bahia.  Localizado na Ilha de Tinharé, distrito da cidade de Cairu, Morro de...